TV Tribuna - Câmera Educação

Projeto Câmera Educação

Veja e vote na redação de sua preferência.

Aluno: Aline Padilha Barreira
Super-Heróis Sem Capa


Certamente você já deve ter ouvido falar sobre super-heróis, principalmente quando criança. Eles, geralmente, representados como pessoas que possuem superpoderes, têm a principal missão de manter a humanidade salva de perigos, tais como: roubos e desastres naturais. Isso significa salvar e proteger vidas. Sem receber nada em troca, a não ser a felicidade e segurança dos cidadãos. Sabemos que são apenas frutos de imaginações férteis. Porém, há um equivalente aos super-heróis no mundo real, os voluntários. Mas, por quê?

Voluntários são pessoas que desempenham o trabalho espontaneamente, isto é, praticam ações visando ajudar outras pessoas, seja, educacional, social ou até mesmo culturalmente. Eles, geralmente, trabalham por meio de organizações não governamentais (ONGS) e financeiramente não remunerados. As pessoas podem atuar no voluntariado de diversas maneiras, como doação de objetos, sangue, cestas básicas, roupas, remédios, participação em campanhas, grupos sociais, entre outras com finalidade de colaborar com o seu próximo.

Não é inédito o fato de que a sociedade atual anda, cada vez mais egocêntrica e descontrolada quanto a consumo, valores sociais e éticos. Diversos casos de roubos, incêndios, crimes e eventos horríveis que podem resultar em problemas psicológicos e perda de objetos essenciais para a sobrevivência humana.

No entanto, os voluntários colaboram para amenizar o desespero e a dor dos mais necessitados (no que diz respeito às coisas materiais, até um carinho, um abraço, ou apenas ouvi-los).

Em virtude dos fatos mencionados, o trabalho voluntário pode ser uma alternativa extremamente útil para a condição de uma sociedade mais justa e igualitária, pois visa o bem de outros seres humanos (assim como super-heróis). Recomenda-se que seja desenvolvido projetos de incentivo desde a Educação Infantil até as Universidades, por meio de doações de livros, agasalhos, materiais de higiene, de sangue, brinquedos, jogos educativos... Que elas sejam levadas pelos alunos, pois assim, os próprios reconhecerão o verdadeiro significado de ser voluntário, doando também seu amor, carinho, atenção, dedicação e afeto, tornando-se um vínculo de virtudes e boa vontade com o próximo.

Portanto, o voluntariado ganha satisfação pessoal, transformando-se um cidadão participativo, transformador não só da sociedade, mas também de si mesmo, ocasionando benefícios para sua saúde e bem-estar. Para finalizar segundo Fernando Pessoa “O melhor tempo é o que investimos nos outros”.


Votação encerrada







CarregandoCarregando...
Fechar